Inbound Marketing

O Inbound Marketing – em português, Marketing de Entrada – é uma estratégia que utiliza várias ferramentas pull, como o marketing de conteúdo, blogs, SEO e social media, para criar brand awareness e atrair novos consumidores.

Em contraste com o Outbound Marketing – Marketing de saída – onde os marketers unem esforços para encontrar consumidores, o Inbound Marketing aposta no ganho da atenção dos consumidores e em tornar a marca fácil de encontrar.
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A primeira etapa para construir uma estratégia de Inbound Marketing é a atração.

A genialidade desta etapa é simples: em vez de gastar energia a procurar pessoas que poderiam ter interesse pela nossa marca, gasta-se energia na construção de algo digno de legítima atenção, e assim atrai-se muitas pessoas que, por livre e espontânea vontade, têm interesse na marca. O resultado disso é um público muito mais engajado comprometido e propenso a realmente consumir o produto. Existem muitas formas de fazer esta magia acontecer – através, por exemplo, de blogs, do SEO e das redes sociais.

A segunda etapa é a conversão. Esta etapa complementa a etapa da atração – faz com que os interessados se tornem Leads, ou seja, deixam o seu contacto e outras informações relevantes em troca de um benefício, por exemplo, a oferta de e-book.

As restantes etapas, mais comum ao Marketing são o relacionar, a venda e a análise.

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É cada vez mais recorrente o mercado adotar esta metodologia do Inbound Marketing. É uma estratégia 62% mais barata do que o Marketing Tradicional.

Não adotar esta estratégia é um passo para ficar atrás dos concorrentes – à vários casos de estudo que provam que marcas que utilizam blogs têm mais sucesso uma vez que produzem mais conteúdo relevante para o consumidor. O Inbound Marketing é uma estratégia priviligiada face à atualidade – pelo simples facto de o consumidor estar constantemente à procura de soluções para os seus problemas através de motores de busca, a ler mais e mais e-mails em vários dispositivos diferentes e a passar cada vez mais tempo nas redes sociais.

É importantíssimo para qualquer marca adotar esta metodologia, direi mesmo, essencial!

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